Dia da Freguesia da Relva

Instituído em 2001, o Dia da Freguesia da Relva iniciará as suas comemorações no dia 3 de agosto, prolongando-se até ao dia 8 de agosto, dia do encerramento das Festas em honra de Nossa Senhora das Neves.

Do programa destaca-se a actuação do grupo musical “Lado Lunar”, o lançamento do livro "Relva - Um Olhar no Presente", bem como algumas provas desportivas.

Passeio Paroquial

Passeio Paroquial

No passado mês de Junho realizou-se o Passeio Paroquial. Para ver algumas fotografias do mesmo clique aqui.


Certidões/Atestados

Agora é possível, a partir do menu "MAIS INFORMAÇÕES", solicitar Certidões, Atestados, Declarações, etc., para posterior levantamento na Junta de Freguesia.

Cursos de Formação

Netpoint
Dando seguimento ao projecto de formação iniciado há já alguns anos, continuam a decorrer na sede da autarquia diversos cursos de formação estando abertas inscrições para:

  • Arraiolos
  • Bordados
  • Estanho
  • Violão
  • Fotografia

Ginástica

Lembramos que continuam a decorrer, no Centro Cívico e Cultural da Relva, aulas de ginástica todas as Terças e Quintas-feiras. Aceitam-se inscrições.

NetPoint

Netpoint
O Centro de Informática a funcionar na sede da autarquia encontra-se à disposição de toda a população, dos vários escalões etários, sem excepção.

Recolha de Óleos Alimentares

A Junta de Freguesia de Relva aderiu ao processo de recolha de Óleos Alimentares Usados, promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

A sua recolha é feita nas instalações da Junta de Freguesia, nas horas normais de expediente.

"Tenha um papel ativo e mantenha a freguesia limpa!"

Tem sido recorrente a falta de civismo por parte de alguns cidadãos que insistem em colocar entulhos, madeiras, colchões, mobiliário usado, ramos provenientes da manutenção de jardins e outros materiais que não fazem parte do lixo doméstico, junto dos ecopontos da nossa freguesia.

O referido lixo não sendo recolhido pelo pessoal da recolha de lixo doméstico, porque não o pode recolher, dá origem a pequenas “lixeiras” até à sua recolha.

É do conhecimento geral que a recolha destes detritos é realizada semanalmente, às quartas-feiras, bastando para tal fazer antes um telefonema, gratuito (800 223 660), informando a morada e o tipo de detrito.

Com a colaboração e envolvimento de todos seremos capazes de manter a nossa freguesia limpa, contribuindo para que se tenha uma qualidade de vida desejável.

Inscrições

Inscrições

 

O Grande Festival de Folclore da Relva

O Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, é organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Teve a sua primeira edição no ano de 1993, com o único fim de preencher o programa do Sábado das Festas de Nossa Senhora das Neves daquele ano, onde participaram apenas quatro grupos da Ilha de S. Miguel.

Depois desta experiência, a Junta de Freguesia e o Grupo sentiram logo que era uma iniciativa que devia ter continuidade, e já no ano seguinte, em 1994, a segunda edição contou com 6 grupos da Ilha de S. Miguel e um do Continente Português.

Daí para cá, tem sido um somar de êxitos, em todas as edições, com participações de Grupos; das Ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira e Pico; da Região Autónoma da Madeira; do Continente Português, de onde teve grupos de diversas regiões, tais como: Alta Estremadura, Baixa Estremadura, Alto Alentejo, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, Douro Litoral e Baixo Minho.

Do estrangeiro, já estiveram presentes grupos vindos de Espanha, França, Itália, Áustria, Eslováquia, República Checa, Roménia, Brasil, Canadá, Colômbia, Venezuela, Estónia, Letónia e Polónia.

O Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, é o maior realizado na Ilha de S. Miguel e um dos maiores dos Açores, já bem conceituado a nível nacional e internacional. Desde 1996, ano da sua quarta edição, que é reconhecido pela Federação do Folclore Português e é considerado por muitos entendidos como um grande abraço dos povos e um retalho de tradições.

Recolha de Resíduos Urbanos

Informamos que a Recolha de Resíduos Urbanos na Freguesia de Relva é feita no seguinte horário:

Emb., Plástico e Metal

Todas as 2.ª feiras, a partir das 20h00.

Orgânicos (lixo)

Todas as 3.ª feiras, 5.ª feiras e Sábados, a partir das 20h00.


ATENÇÃO - Em todas as ruas estreitas da freguesia (Travessa do Beco, Vale das Canas, Rua de Cima, Rua do Barbeiro, Rua do Mulato, Rua do Sabão, Rua de Baixo e de Corujeira), a recolha de lixos orgânicos é feita às 2.ª feiras, 5.ª feiras e Sábados, por viaturas de menor dimensão.

Não é possível efectuar a recolha de embalagens de plástico e metal porta-a-porta nas ruas estreitas. Assim sendo, os munícipes deverão colocar todos os resíduos de embalagem (papel/cartão, plástico/metal e vidro) no ecoponto mais próximo.

Recolha de Monstros
Para solicitar a recolha de monstros (resíduos de grandes dimensões) deverá ligar para a Linha Verde nº. 800 223 660 (chamada gratuita).
A recolha é realizada à 4.ª feira, mas com marcação prévia.